terça-feira, 29 de setembro de 2009

Preocupações

"Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?" (Mateus 6.25-26 e 34)
Preocupar-se equivale a considerar que Deus não é capaz de cuidar de Seus próprios filhos, apesar de ser Ele quem alimenta as aves do céu e adorna com flores a erva do campo (Lucas 12.24 e 28). Preocupar-se implica esquecer o convite feito em Sua Palavra: "...lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (I Pedro 5.7).
O ato de preocupar-se faz supor que Deus não se interessa por nossos problemas. Mas Ele sabe muito bem do que necessitamos (Mateus 6.32). Não é Ele quem "faz nascer o sol sobre os maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos"? (Mateus 5.45). A preocupação nos leva a pensar que Deus não nos ama, que não quer suprir as necessidades de Sua criatura. Contudo, Ele é o "Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis" (I Timóteo 4.10).
E o porvir? Os dias vindouros nos inquietam? Jesus recomenda: "Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" (Mateus 6.34).
Devemos guardar-nos do afã do tempo presente, isto é, do estresse e da ansiedade provenientes da preocupação com os problemas do momento e os assuntos do mundo. Para o crente, o rémedio consiste em estar ocupado, sim, mas com "as coisas lá do alto" (Colossenses 3.1-2). Estas são eternas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário