sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Rasgar o coração

Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de idéia e não castigar (Joel 2.13).


Antigamente, rasgar as roupas era uma forma de expressar extremo desanimo causado por raiva ou tristeza. Deus também reconhecia esta atitude desde que fosse um ato sincero. Entretanto, assim como os outros sinais externos, sempre havia o risco de que alguém fingisse sua dor ou perdesse o controle de suas emoções. Por isso não era permitido ao sumo sacerdote rasgar as próprias roupas. Por causa da sua intimidade com Deus, ele não podia deixar que seus próprios sentimentos se descontrolassem. Sabendo disso, não é difícil compreender o que significa a expressão "rasgar o coração". Não é possível aproximar-se de Deus apenas visível e exteriormente. Temos de realmente nos achegar a Ele do fundo de nosso coração.
Se ao fazer um balanço de sua vida você constatar que seu afastamento de Deus lhe tem conduzido ao fundo do poço, então você precisa confessar a Ele o seu estado e condenar sinceramente a sua vida ruinosa. Isto não acontece sem um profundo exame da alma. É exatamente o que o profeta Joel quis dizer com o versículo acima. Este exame de nossa própria alma nos abre o caminho para o segundo passo: voltarmos a Deus. Estas duas atitudes andam juntas: a franca confissão dos pecados e a conversão por convicção. É isto que a Bíblia chama de arrependimento.
Infelizmente muitas pessoas hoje confundem "arrependimento" com "penitência". Em lugar nenhum da Bíblia, encontramos a palavra ou a idéia de penitência. A salvação é dada como um presente da graça de Deus onde a verdadeira fé esta presente. Ela não pode ser alcançada por nenhum tipo de obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário